FENDA DO BIMBE

 Os mágicos raios do pôr do sol ao fim da tarde, reflectem num estranho amontoado de rochas, enquanto que no horizonte longínquo, o silêncio vindo do vale, deixa vislumbrar, lá longe, a terra dos Mucubais.

Como chegar:

Localizado no Município da Humpata, a 32Km da cidade do Lubango, com acesso a partir da vila da Humpata, via estação zootécnica

De acesso difícil, só possível com viaturas todo terreno.

A Fenda do Bimbe é uma das cinco formações de escarpa que compreende o Parque Geológico que limita o Planalto huilano, é mais um lugar mágico na província da Huíla!

Localizado no Município da Humpata, dista a 32 km da cidade capital, com um acesso a partir da vila da Humpata, só possível a viaturas todo o terreno. O Bimbe repousa sobre um grandioso cenário sem horizontes, uma varanda na margem do Planalto, com vista privilegiada para escarpa que se eleva abruptamente por quase 1000m e neste ponto atinge uma altitude de quase 2300m acima do nível do mar.

 

Caracteriza-se por uma fenda com uma profundidade de aproximadamente 200m, com savana e estepes, um clima húmido e chuvoso. A temperatura média anual varia entre os 11 e 20 graus e constitui também a linha divisória da província da Huíla com a do Namibe. Na Estação é frequente a ocorrência de geadas e a humidade é relativa e inferior a 35%.

Um local intenso, onde na época das chuvas, chegam a alternar 4 estações no mesmo dia!