jamba (10).JPG

O Município da Jamba localiza-se a Leste da província. É limitado a Norte pelo município do Chipindo, a Este pelo município do Cuvango, a Sul pelo município de Cuvelai, e a Oeste pelos municípios de Matala e Chicomba.

 

DIVISÃO ADMINISTRATIVA | COMUNAS

Jamba(sede)

Cassinga

Dongo.

 

POPULAÇÃO

Possui uma população total de 105,090 habitantes. A Jamba é um quadro etno constituído essencialmente por cinco grupos etnolinguísticos, com predominância Nganguela, de destacar a comunidade koisan localizada a 64 km, a Oeste da sede comunal de Kassinga.

Na maioria esta população dedica-se a actividade agropecuária de auto subsistência, existindo entre ela camponeses associados, pequenos empresários agropecuários, funcionários públicos e privados e comerciantes.

O Município da Jamba é um dos polos de desenvolvimento por excelência da província da Huíla, dada as suas potencialidades em recursos minerais, (ferro, ouro, referencias da existência de diamantes) florestais e hídricos.

Um ramal especial do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), liga o município ao Porto do Namibe, com vista ao escoamento de Minério.