HUÍLA: Governo reforça meios para combate à cólera
- HUILANGOLA
- 27 de jun.
- 2 min de leitura
O governador provincial da Huíla, Nunu Bernabe Mahapi Dala procedeu nesta nesta quarta-feira, 25 de junho, na cidade do Lubango, à entrega de diversos meios ao Gabinete Provincial da Saúde, com o objectivo de reforçar as acções de combate à cólera. O ato foi testemunhado pelos vice-governadores, membros do Governo Provincial e funcionários do sector da saúde.
Entre os meios entregues destacam-se:7 camiões-cisterna com capacidades de 10 e 20 mil litros de água;16 viaturas todo-o-terreno da marca Land Cruiser;2 ambulâncias; 60 motorizadas de duas rodas;40 motorizadas de três rodas; 200 tanques de água com capacidade de 10 mil litros ;e vários insumos para o tratamento de água.
Estes recursos irão reforçar a capacidade de resposta das unidades sanitárias da província, não apenas no combate à cólera, mas também a outras epidemias como a malária e a escassez de água potável, sobretudo nas zonas rurais e bairros periféricos do Lubango.
De acordo com o governador, os meios serão distribuídos prioritariamente aos municípios com maior incidência da doença, sem descurar o município do Lubango — o mais populoso da província. No Lubango, 30 motorizadas de três rodas serão utilizadas na recolha de lixo porta a porta, contribuindo para a melhoria das condições de saneamento básico.
Durante o acto, o governante destacou que o reforço faz parte de uma estratégia mais ampla de combate à cólera, apoiada com um financiamento de cinco mil milhões de kwanzas, provenientes do Orçamento Geral do Estado. O valor será utilizado para a construção de furos de água, aquisição de equipamentos para extração de água subterrânea.
O governador apelou ainda ao uso racional e disciplinado dos meios disponibilizados, sublinhando que haverá um acompanhamento rigoroso na sua gestão para garantir eficácia na resposta à epidemia.
Recorde-se que os municípios da Matala, Chicomba, Caluquembe e Chituto continuam entre os que registam maior número de casos, exigindo uma resposta imediata e coordenada por parte das autoridades sanitárias.
Comments