O Município de Quilengues localiza-se no norte da província. É limitado a Norte pelo município de Chongoroi, a Leste pelo município de Caluquembe, a Sul pelos municípios de Cacula e Lubango, e a Oeste pelos municípios de Bibala e Camucuio.

 

DIVISÃO ADMINISTRATIVA | COMUNAS

Quilengues (sede)

Dinde

Impulo

 

POPULAÇÃO

Possui uma população total de 75.334 habitantes. A sua população pertence ao grupo etnolinguístico Nyaneka, repartido em grupos de Muchilengue Humbi, Muchilengue Musso , Ovimbali e pequenos grupos de Ovimbundu.

As principais actividades são a agricultura, criação de gado e exploração de madeira, com destaque para o comércio. Regista-se nos últimos anos um crescimento urbano significativo, o que resulta no aumento do sector terciário, desenvolvendo as actividades de índole comercial e serviços, tanto em instituições publicas como privadas.

O Município de Quilengues foi fundado pelos portugueses em 1870. Com fortes potencialidades agropecuárias, aliado a uma localização estratégica a nível comercial, este município marca passos seguros através da implementação de diversos projectos.

Hoje, os sinais de progresso são visíveis em todos os quadrantes de Quilengues.