cacula (40).JPG

O Município de Cacula é um dos catorze que integram a Província da Huíla, sendo este, resultado da mais recente divisão administrativa do País (Agosto de 2011) e compreende uma extensão territorial de 3.449,75 km², do Lubango. Em termos de confrontações, tem limites com os Municípios de Caluquembe a Norte, Chicomba e Quipungo a Leste, Quilengues a Oeste e Lubango a Sul.

DIVISÃO ADMINISTRATIVA | COMUNAS

Cacula (Sede)

Viti-Vivali

Chicuaqueia

Chituto

POPULAÇÃO

A Cacula tem uma população estimada em 136,977 habitantes, distribuída pelas quatro (04) Comunas, sendo a correspondente densidade populacional estimada em vinte e três (23) habitantes por km².

O Município de Cacula constitui um mosaico étnico, mas habitado maioritariamente pelos Nyaneka-humbi, mas compreende também os Ovimbundu sobretudo na periferia Norte e Leste, e ainda a minoritária comunidade SAN, a qual tem como principais centros as Comuna de Viti-vivali e Chicuaqueia.

Está previsto a médio prazo a instalação de uma linha de transporte de energia eléctrica, proveniente da barragem hidroeléctrica da Matala, a partir do município vizinho de Quipungo, um projecto que permite fazer chegar a electricidade às restantes comunas e, eventualmente, a outros municípios geograficamente contíguos.