Centro de Ciência da Huíla

 

Em Outubro de 2020 foi inaugurado o Centro de Ciência e Tecnologia da Huíla, sonho de um grupo de académicos da Província, concretizado depois de sete anos a germinar ideias e planos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projecto de criação do Centro partiu do reconhecimento do valor do extraordinário património cultural, científico e tecnológico da região e da necessidade de o conhecer, proteger e divulgar. Originalmente foi idealizado como um espaço museológico com o propósito de acolher as Colecções Biológicas do antigo Instituto de Investigação Científica de Angola albergadas no Instituto de Ciências de Educação da Huíla, conhecidas hoje como Herbário do Lubango e Museu de Ornitologia e Mamalogia do Lubango. O valor destas colecções é intangível, constituindo o mais importante  repositório de dados de Angola sobre espécies da flora e da fauna do país e dos seus ecossistemas.

Em 2015 a Direcção do CFM associou-se ao projecto, concordando em acolher as Colecções Biológicas na antiga Estação do Caminho de Ferro de Moçamedes, um belo edifício datado de 1923 e classificado como património edificado de Angola. Isto permitiria encadear o acervo biológico com o espólio tecnológico e documental do CFM, e a ideia de um Museu de Biodiversidade transformou-se num projecto para a criação de um Museu de Ciência no Lubango, com o potencial de se constituir num pólo aglutinador do desenvolvimento de recursos humanos da região nos domínios da história, da biologia e da museologia, da educação e da divulgação e disseminação da ciência.

Em 2018, o Governo da Huíla, ciente das carências em infraestruturas de investigação, equipamentos e laboratórios, abraçou a iniciativa e converteu-a num projecto comum e integrador das instituições de académicas e científicas da província, visando agregação de recursos e criação de sinergias que contribuam para o desenvolvimento da capacidade cientifica e tecnológica da região.  

Esta inciativa foi apoiada pelo Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (Museologia) e pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), com os quais se foram desenvolvendo e partilhando ideias e experiências, com o objectivo de encontrar as melhores vias de financiamento do projecto e estabelecer uma rede com Museus do género na Europa. Nesse mesmo ano, uma equipa de especialistas da U.Porto nas áreas da engenharia, arquitetura, topografia e museologia esteve no Lubango para avaliar as condições do edifício da antiga estação do CFM e da área envolvente, o que resultou na elaboração do projecto de reabilitação de toda a área, para inclusão dos espaços museológicos e de investigação científica liagada à biodiversidade e à tecnologia dos caminhos de ferro.

Em 2019 o Governo Provincial de Huíla e a Universidade do Porto assinaram um acordo de colaboração científica e académica, no âmbito da Cátedra UNESCO Life on Land atribuída à U.Porto e coordenada pelo CIBIO-InBIO. 

 

A província da Huíla faz parte de uma região – o Sudoeste de Angola – que se caracteriza por uma grande diversidade de ecossistemas e de povos, que se consubstancia numa diversidade cultural única no país e espelha a simbiose das pessoas com o seu meio natural. É a partir do conhecimento e respeito pela nossa história e cultura, dos recursos naturais e biodiversidade, e das interações do Homem com a Natureza, que se constrói a identidade do País. 

 

O Centro de Ciência e Tecnologia da Huíla foi concretizado como um projecto comum entre o Governo da Huíla e as instituições de Ensino Superior da Província, com o objectivo de promover investigação científica e desenvolver competências tecnológicas, unindo esforços e recursos para fomentar o desenvolvimento científico, económico e social da região. Muito ainda há a fazer, mas é esse esforço comum que nos ajudará a tomar decisões informadas para responder às necessidades humanas e de desenvolvimento sutentável do país. É esse o futuro.

Por:

Dra. Fernanda Lage

442A6289
442A6289

press to zoom
442A6146
442A6146

press to zoom
442A6279
442A6279

press to zoom
442A6289
442A6289

press to zoom
1/24