matala (21).JPG

O Município da Matala localiza-se a Sul da província. É limitado a Norte pelo município de Chicomba, a Leste pelos municípios da Jamba e Cuvelai, a Sul pelos municípios de Ombadja e Cahama, e a Oeste pelos municípios de Chiange, Quipungo e Caluquembe.

 

DIVISÃO ADMINISTRATIVA | COMUNAS

Matala (sede)

Capelongo

Micosse

Mulondo

 

POPULAÇÃO

Possui uma população total de 262,763 habitantes. A sua população é maioritariamente composta pelo grupo etnolinguístico Nyaneka, integrando também outros pequenos grupos de Umbundo, Nganguela, Muhumbi e a raça mista, de origem portuguesa.

Na maioria esta população dedica-se a actividade agropecuária, existindo entre ela camponeses associados, empresários agropecuários, comerciantes e funcionários públicos e privados, a presença do Quartel General da Região Sul das FAA e outros factores populacionais propiciam o incremento da actividade comercial

A sede, Matala, localiza-se sobre as margens da albufeira do Rio Cunene, o que faz da região um potencial a nível agrícola, pesca continental e turistico.

A Barragem da Matala concluída em 1954, localizada na albufeira do Rio Cunene, alberga a Unidade Hídrica que abastece de energia eléctrica, os grandes centros urbanos do Lubango e Moçamedes, esta última na província vizinha do Namibe.