HUÍLA: ABERTAS A 12.ª CONFERÊNCIA DA AFTRA E A 14.ª MESA REDONDA SOBRE ENSINO EM ÁFRICA
- HUILANGOLA
- há 29 minutos
- 2 min de leitura
Lubango – Sob o lema “Valorizando as vozes dos professores rumo a uma formação e profissionalismo rejuvenescido dos professores em África”, teve início, na manhã desta segunda-Feira, 06 de Maio na cidade do Lubango, a 12.ª Conferência da Confederação Africana Associada à Regulação do Ensino (AFTRA), juntamente com a 14.ª Mesa Redonda sobre Ensino em África. O evento decorre até o dia 9 de Maio e reúne mais de 250 delegados provenientes de vários países Africanos, numa das unidades hoteleiras da capital huilana.
A cerimónia de abertura foi presidida pela Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, que esteve ladeada pela Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, e pelo Governador Provincial da Huíla, Nuno Bernabé Mahapi Dala, anfitrião da conferência.
Na sua mensagem de boas-vindas, o governador destacou a relevância do evento dizendo que simboliza o compromisso colectivo com a consolidação dos sistemas educativos no continente africano. Acrescentou ainda estar confiante de que a conferência e a mesa-redonda trarão contributos valiosos para a formulação de políticas educativas sustentáveis, alinhadas com as realidades locais e as aspirações dos nossos povos.
A Ministra da Educação reforçou o papel da conferência como espaço estratégico para a cooperação entre os países africanos dizendo ser um espaço privilegiado de partilha de experiências, debate construtivo e renovação de compromissos em prol de uma educação de excelência nos nossos países.
Que os diálogos aqui estabelecidos resultem em acções concretas e que a valorização do profissionalismo docente se fortaleça em toda a África.”
Por sua vez, a Ministra de Estado para a Área Social alertou para os desafios que ainda comprometem a qualidade da educação no continente dizendo que, “questões como o desenvolvimento profissional dos professores, os padrões de liderança escolar e as estratégias de avaliação da aprendizagem exigem atenção redobrada.”
O evento conta com a presença de representantes do Fórum Internacional das Autoridades de Ensino, comissários da União Africana para a Educação, Ciência e Tecnologia, ministros e vice-ministros da educação, vices governadores, gestores escolares, académicos e outras personalidades do sector educativo.