CRISTO REI

DO LUBANGO

 A Estátua do Cristo Rei é um monumento de cariz religioso erguido a 2.100 metros de altitude num dos extremos da Serra da Chela e dedicado a Jesus Cristo, construído sobre uma base de cimento e cal hidráulica, o monumento repousa sobre uma fundação de pedras, cimento e tijolo, com dois níveis de suporte a uma escada, sendo o último o mais prático para ver a estátua. Foi projectado pelo Eng.º Carlos Frazão Sardinha, inspirado no monumento ao Cristo Rei de Almada em Portugal, como simbolismo da fé e devoção ao Cristianismo. A sua construção foi concluída em 1956 e é o expoente máximo de um leque de edificações de cariz religioso erguidas pelos colonizadores nesta região de Angola.

Um Cristo Redentor que abraça e contempla, o monumental Vale do Lubango...

 A partir do seu miradouro, também o visitante pode abraçar por inteiro a capital da província da Huíla e contemplar provavelmente o pôr-do-sol mais belo de Angola.

 Atualmente o monumento, para além de ser um ponto de grande atracção turística do Lubango, é também um dos pontos privilegiados de romarias religiosas.

 Ostenta o emblema de Património Histórico nacional que lhe foi atribuído em 2014.