DDMW0179.png

Governo Provincial da Huíla

Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos

Contexto actual do Sector Cultural

etnografia

Etnografia

Turismo
Carnaval

Carnaval

Tradição

Tradição

Cultura

O Gabinete  comporta quatro departamentos que superintendem a nível provincial as actividades desportivas, culturais, turísticas e da juventude.

  Importa salientar que no âmbito da "descentralização de competências" muitas das competências deste gabinete passam a ser realizadas directamente pelas administrações municipais, no entanto, tem um papel de supervisão, avaliação e também da criação de estratégias para o desenvolvimento das suas áreas de actuação.

 

 

No que diz respeito ao Turismo tem vindo a desenvolver-se projecto quadripartido entre Namibe, Cunene, Cuando Cubango e Huíla, que constitui a Região Turística Sul. Deste modo, todas as actividades de promoção e desenvolvimento turístico têm sido feitos já neste prisma.

A nível da Juventude e Desporto a aposta é na criação de dinâmicas de formação, sendo que para além de bons atletas, pretende-se também ter jovens bem formados academicamente.

 

Ainda no que diz respeito ao desporto, o grande objectivo é criar condições estruturais e logísticas para a prática de estágios desportivos transversais às principais modalidades praticadas a nível nacional.

No trabalho projectado e em execução com a Juventude o foco direccionasse no incentivo a formação e ao consequente empreendedorismo. A formação dos jovens nos dias actuais terá enormes repercussões num futuro tanto breve.

 

Em parcerias com o INEFOB, CLESE e  INAPEM, tem se desenvolvido estratégias e acções capazes de incentivar a veia empreendedora no seio dos jovens por forma a que os jovens consigam criar o seu próprio emprego e empregar mais jovens.

 

Certos que a Massificação do Desporto Escolar é um objectivo importantíssimo, o GPCTJD tem vindo num trabalho conjunto com o Gabinete Provincial da Educação, a desenvolver estratégias para que a massificação dos desportos escolares sejam uma realidade.

Com base na riqueza cultural da região Sul, são várias as acções desenvolvidas pelo executivo local na promoção e preservação dessa mesma cultura, com realce para o museu Regional da Huíla, albergando um acervo que constituí uma herança secular dos povos do sul de Angola.

 

A Huíla tem algum património histórico cultural e arquitectónico considerável, sobretudo edifícios públicos, religiosos e monumentos, alguns já classificados outros em trabalho classificação.

Mensagem do Director do Gabinete, Dr Osvaldo Lunda

logo copy.png

Cultura

Equipamentos Desportivos    |    Associações Culturais e Juvenis   |    Espaços Culturais