DDMW0179.png

Governo Provincial da Huíla

Gabinete Provincial  para o 

Desenvolvimento Económico Integrado

Contexto actual do Sector Industrial e seu Potencial

RX AO SECTOR MINEIRO NA HUÍLA

Serralharia Industrial

Estruturas Metálicas

Extracção e Transformação de Minério

Extracção e Engarrafamento de Água mineral

Transformação de Cereais

Processamento de Carne

O Ministério da Indústria tem vindo a desdobrar-se em esforços e medidas para relançar a indústria transformadora.

Como resultado disso o País tem vindo a consolidar aos poucos um sector industrial cada vez mais eminente, em função de diversos investimentos realizados nos últimos anos, com uma aposta concreta no desenvolvimento no sector tecnológico, apresentando bons indicadores do aumento da produtividade e da qualidade da produção.

 

 

Está cada vez mais interiorizado em todos os agentes económicos, que uma indústria forte e dinâmica pode contribuir decisivamente para o objectivo macro-económico que tem dominado a política nacional, que é a diversificação da economia.

 

Para o efeito será necessário um investimento considerável na base da mobilização e valorização das capacidades empreendedoras das comunidades rurais, nas comunas, Municípios e Províncias e promover a geração de rendimento através do fomento de micro empresas industriais familiares ou cooperativas.

 

A Província da Huíla é bem conhecida pela sua potencialidade no que diz respeito a produção agrícola, florestal, pecuária e extracção mineral.

O parque industrial da Huíla, possui um conjunto de industrias vocacionadas para a transformação da produção Agro-pecuária e extracção mineral.

 

No sector da transformação agro-alimentar destacam-se as moageiras, panificadoras, unidades de produção e transformação de polpas, indústria cervejeira, refrigerantes e água, unidades de processamento de produtos pecuários.

 

Destaque para a extracção e transformação de rochas ornamentais, indústria subsidiárias ao sector da construção civil.

A Huíla é um dos principais pontos geológicos e mineiro do País onde é observável em quase toda a extensão que compreende o seu território variadíssimas gamas de ocorrências de metais ferrosos e não ferrosos, pedras preciosas e semi-preciosas, terra rara, rochas ornamentais, agro-minerais e água mineral.

No âmbito do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) em curso no Pais a Huíla poderá afirmar-se como catalisador da diversificação económica não só da Província, mais sim do Pais com a descoberta do seu verdadeiro potencial dos recursos naturais.

 

De uma forma geral tem vindo a verificar-se níveis de crescimento de produção e produtividade na maior parte das indústrias sendo que muitas dependem da procura e da oferta do mercado.

Não obstante as indústrias existentes e a produtividade verificada, a Província da Huíla é detentora de uma ampla margem para exploração, transformação e distribuição dos seus inúmeros recursos naturais, como é o caso da indústria de doces e compotas, sumos, polpas e concentrados, transformação do milho, da mandioca, mel, torrefacção de café, óleo de girassol, lacticínios, curtumes, madeira e outras.

Informação útil

LOGO FRSA.png

FEIRA REGIONAL DE 
PRODUÇÃO NACIONAL
DO
SUL DE ANGOLA

RX SECTOR MINEIRO

ANUÁRIO GPDEI 2020.jpg

Anuário  estatístico Província da Huíla
(2020)

Anuário  estatístico Província da Huíla

(2019)

Mapa dos recursos minerais

 Província da Huíla

Contribuções do sector privadoento ind

Contribuições do Sector privado para o plano de  desenvolv. Industrial de Angola
2021

Contexto Socio-Económico

 Província da Huíla

(Brochura | Set 2020)

plano_de_desenvolvimento_industrial_ango

Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola 2021